De forma surpreendente, quota de mercado do Windows 10 baixou!

De forma surpreendente, quota de mercado do Windows 10 baixou!

Com o início do mês de dezembro, começam a ser divulgados os primeiros relatórios que dão conta do estado atual do mercado. Mais especificamente, dos sistemas operativos para computador e da sua evolução.

O Windows 10 é naturalmente líder, mas registou uma queda surpreendente no passado mês de novembro. O Windows 7, que em breve perderá o suporte por parte da Microsoft, está confortável na segunda posição do ranking.

Faltam já poucos dias para o final do suporte ao Windows 7 por parte da Microsoft. Mesmo assim, este sistema operativo idolatrado por milhões de utilizadores, tem 26,86% de quota de mercado no segmento dos sistemas operativos para computador.

Apesar de ser um valor incomum e alto, dadas as circunstâncias, este já foi ultrapassado pelo Windows 10 que é o atual líder.

Nos últimos meses, especialmente a partir de junho, o mais recente sistema operativo da Microsoft foi adotado em massa pelos utilizadores… Passando de 45,79% para um máximo de 54,30% em outubro. Não obstante desta escalada, em novembro o Windows 10 caiu!

Tal acaba por ser surpreendente e inesperado, dado que é o sistema operativo para computadores mais usado do momento e que tem tido uma subida assinalável nos últimos meses. A queda não foi considerável – desceu de 54,30% para 53,33% – mas representa assim uma quebra no fluxo crescente.

Os restantes sistemas operativos, comparativamente com os dois pesos pesados da Microsoft, são quase desprezáveis. O macOS Mojave está em queda, como seria de esperar… Passou de 5,11% no mês passado para 4,15%. Tal deve-se sobretudo à adoção da mais recente proposta da Apple, o macOS Catalina. Este sistema operativo de momento ainda tem uma quota de mercado baixa, mas deverá crescer bastante em breve.

O quarto elemento neste top é o Windows 8.1 com 3,32% e segue a tendência de queda que tem registado nos últimos anos.

Se usa o Windows 7, a Microsoft deixa o alerta… E em breve deve atualizar para o Windows 10!

Partilha este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *